Ribeiro, D. C. M., Guimarães, T. M. M., Picanço, C. R., Caralho Neto, M. B. & Tourinho, E. Z. (2021). Efeitos de um Análogo de Reforçamento Negativo sobre a Seleção de Culturantes. Psicologia: Teoria e Pesquisa. https://doi.org/10.1590/0102.3772e3728
Picanço, C. R. F., & Oliveira Filho, G. (2020). Inferindo eventos comportamentais e ambientais a partir de eventos do jogo Portal 2. Em H. B. Neves Filho, M. R. P. Farias, M. L. B. S. Couto, P. Eiterer & Yulla Knaus (Orgs.), Re-Search: Recriando experimentos da Psicologia em videogames (1o ed, pp. 169-170). Fortaleza, Imagine Publicações.
Lima, W. F., & Picanço, C. R. F. (2020). Programador é autor? Desenvolvendo programas de computador para pesquisa. Em C. R. F. Picanço, L. A. B. Freitas, & H. B. Neves Filho (Orgs.), Introdução ao desenvolvimento de software para analistas do comportamento, Volume 2 (1o ed, p. 101-111). Campinas: ABPMC.
Neves Filho, H. B., Leite, F. L., Brito, N. A., & Picanço, C. R. F. (2019). Uma proposta conceitual para o estudo comportamental do desenvolvimento e criatividade individual: A árvore de comportamentos. Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva, 21(3), 350-371. https://doi.org/10.31505/rbtcc.v21i3.1341
Guimarães, T. M. M., Picanço, C. R., & Tourinho, E. Z. (2019). Effects of negative punishment on culturants in a situation of concurrence between operant contingencies and metacontingencies. Perspectives on Behavior Science. https://doi.org/10.1007/s40614-019-00224-z
Picanço, C. R. F. (2018). Movimentos oculares correlacionados com o efeito de aspecto positivo (Tese de doutorado). Universidade Federal do Pará, Belém, PA, Brasil. https://doi.org/10.13140/RG.2.2.28480.23045
14 de Novembro de 2018.
Escrevi, em algumas horas (com alguns ajustes posteriormente), um programa para uma pesquisa comportamental sobre indução pavloviana.
O programa pode ser encontrado aqui. Ele foi escrito especificamente para o experimento de Maiana Araújo dos Reis, correspondente ao seu mestrado orientado por François Jacques Tonneau.
22 de Setembro de 2018.
Escrevi, em um dia (com alguns ajustes posteriormente), um programa para uma pesquisa de observação comportamental na qual era necessário contar eventos inspecionando videos visualmente.
O programa foi inspirado por Boris. Boris não suporta a adição de dicas visuais para ajudar no processo de contagem. Temos encontrado maior concordância entre observadores usando dicas visuais (especialmente quando é necessário acelerar videos de longa duração). Keystone permite ao pesquisador carregar arquivos png com transparência como dicas visuais sobrepostas sobre videos. Por exemplo, se você precisa contar bicicletas, pode instruir um observador a contar apenas quando uma delas atravessar uma linha usada como dica visual.
Julho 2018.
Escrevi, em três dias, uma infraestrutura em JavaScript puro para rodar experimentos no navegador de participantes.
O pesquisador envia o link do experimento para um participante e ele pode ler e aceitar o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Após aceitar, ele pode clicar em "Fazer login" e iniciar o experimento. Ao final, um email é enviado ao pesquisador com os dados do experimento concluído.
Você pode ver uma prévia da solução aqui.
Julho, 2018.
Escrevi, em duas semanas, o programa de computador que apresentará a tarefa do trabalho de mestrado de Ravi Moreira Lima de Castro, orientado pelo professor François Tonneau (PPGTPC - Universidade Federal do Pará). O delineamento experimental envolve duas condições. A primeira envolve pareamento estímulo-estímulo intercalados com testes de memória por meio de uma escala likert. A segunda envolve pareamento estímulo-estímulo intercalado com testes de memória por meio de pareamento ao modelo.
O programa exige do aluno apenas a seleção da condição experimental e inclusão do nome do participante. Todo o restante da tarefa é automaticamente configurado pelo programa. Todas as configurações geradas automaticamente são arquivadas um arquivo de texto.
Dois relatórios tabulados são gerados e podem ser abertos por meio do Excel, Gnumeric, etc. Um relatório detalhado com o tempo dos eventos comportamentais e ambientais e um relatório resumido contendo acertos e erros podem ser facilmente analisados pelo próprio aluno.
O programa pode ser executado no Windows e no Linux.
Picanço, C. R., & Tonneau, J. F. (2018). A low‐cost platform for eye‐tracking research: Using Pupil© in behavior analysis. Journal of the Experimental Analysis of Behavior, 110 (2), 157-170. https://doi.org/10.1002/jeab.448
Quase lá concurseiro!
Seja aprovado em um concurso público
2018
Fui aprovado em 3º lugar no segundo concurso público para professor universitário que realizei.
O tema do concurso era Análise Experimental do Comportamento, Edital 33/2018, e foi realizado na Universidade Federal do Pará, PA.
A banca do concurso era composta por: Prof. Dr. Carlos Barbosa Alves de Souza (Presidente) Prof. Dr. Carlos Eduardo Costa Prof. Dr. Grauben José Alves de Assis
Quase lá concurseiro!
Seja aprovado em um concurso público
2018
Fui aprovado em 11º lugar no primeiro concurso público para professor universitário que realizei. O tema do concurso era Psicologia Comportamental, Edital 04/2018 (DFCH), e foi realizado na Universidade Estadual de Feira de Santana, BA. A banca do concurso era composta por: Prof. Dr. Fabrício de Souza (Presidente) Prof. Dr. Denis Roberto Zamignani Maria Júlia Ferreira Xavier Ribeiro
Picanço, C. R. F. (2018). Introdução ao desenvolvimento de interfaces gráficas com Lazarus e Free Pascal. In H. B. Neves Filho, L. A. B. Freitas, & N. C. C. Quinta (Orgs.), Introdução ao desenvolvimento de software para analistas do comportamento (1o ed, p. 33–88). Campinas: ABPMC.
desde de Novembro de 2016.
Free-mtrix é um par de programas de computador escritos para o LACS-UFPA (Laboratório de Comportamento Social e Seleção Cultural da Universidade Federal do Pará). Eles permitem o planejamento e a apresentação de experimentos baseados em tarefas de escolha semelhantes àquelas documentadas por Vichi, Andery e Glenn (2009). Cada participante pode escolher elementos de uma matrix e o cientista determina quais serão as consequências individuais apresentadas a cada participante bem como quais serão as consequências sociais apresentadas ao grupo.
O programa Designer é usado para o planejamento de experimentos sociais por meio do preenchimento de um formulário pelo pesquisador. O formulário é curto (~10 min) e utiliza a terminologia da análise do comportamento, tornando-o intuitivo aos pesquisadores da área. Todo o processo de preenchimento é salvo automaticamente. Ao final, um arquivo de configuração do experimento é disponibilizado para uso, reuso, arquivamento ou edição.
Por meio dos arquivos de configuração, o programa Runner é usado para a apresentação de experimentos aos participantes de um pesquisa e para a interação entre eles por meio de um chat. O registro das escolhas e da interação é automático e em tempo real. Por meio da magnífica biblioteca ZMQ, o programa pode ser executado em um único computador, para testes por exemplo, ou pode ser facilmente configurado em uma rede local com múltiplos computadores.
Free-mtrix é livre (GPL3) e todo os dados gerados são registrados em um formato de texto plano, aberto e acessível.
Usando um jargão técnico, o programa foi feito para o estudo experimental de macro e metacontingências, bem como para o estudo de concorrência entre contingências individuais e sociais.
Para mais detalhes sobre macro e metacontingências, ver:
Vichi, C., Andery, M. A. P. A., & Glenn, S. S. (2009). A metacontingency experiment: the effects of contingent consequences on patterns of interlocking contingencies reinforcement. Behavioral and Social Issues, 18, 41-57. doi: 10.5210/bsi.v18i1.2292
Picanço, C. R. F., & Barros, R. S. (2015). Symmetry Evaluation by Comparing Acquisition of Conditional Relations in Successive (Go/No-Go) Matching-to-Sample Training. The Psychological Record, 65(1), 131–139. https://doi.org/10.1007/s40732-014-0096-x
Brino, A. L. F., Galvão, O. F., Picanço, C. R. F., Barros, R. S., Souza, C. B. A., Goulart, P. R. K., & McIlvane, W. J. (2014). Generalized Identity Matching-to-Sample After Multiple-Exemplar Training in Capuchin Monkeys. The Psychological Record, 64(4), 693–702. https://doi.org/10.1007/s40732-014-0035-x
de 2014 à 2018.
Meu doutorado foi um empreendimento de pesquisa básica desafiador e gratificante. O Efeito de Aspecto Positivo permite prever que algumas pessoas aprenderão mais rápido do que outras e seu estudo possui implicações para a compreensão da atenção seletiva. O meu objetivo foi de replicar o efeito e descrever movimentos oculares correlacionados. Isso foi feito rastreando movimentos oculares de participantes humanos realizando tarefas cujo o objetivo era distinguir entre dois arranjos de figuras. Tenho muito orgulho de ter sido capaz de montar meu próprio laboratório de rastreamento ocular baseado na plataforma Pupil e de ter integrado o meu próprio programa de apresentação de estímulos a essa plataforma. Você pode ver o resumo da tese clicando no botão abaixo.
desde 10 de Março, 2014.
A ferramenta é um trabalho em construção e pode ser extendida para executar um amplo espectro de experimentos comportamentais. Em seu estado atual, ela pode ser usada para o planejamento, apresentação, arquivamento e registro de experimentos complexos sobre o efeito de aspecto positivo e experimentos simples de orientação visual. A ferramenta tem como objetivo permitir a programação rápida de experimentos, exigindo poucos clicks e um conhecimento prévio básico sobre seu funcionamento. Ela suporta a execução de sons (utilizando a Castle Game Engine), videos (por meio do component LCLVLC e da biblioteca libvlc ) e imagens (jpg, bmp) como estímulos (antecedentes, ou consequentes). Ela suporta diversos tipos de requisitos de respostas, ou tecnicamente, esquemas de reforçamento (FR, FI, VR, VI, FT, FI, DRH, DRL, DRO, componentes múltiplos, etc). Há classes já implementadas para a execução de Textos/Mensagens, Discriminações simples e Discriminações condicionais como tentativas. Os estímulos podem ser apresentados tanto sucessivamente quanto simultaneamente. Rastreamento de clicks no mouse (ou toques sobre telas sensíveis) foi implementado nessas duas últimas classes. Planejamentos do tipo "Tentativa discreta" ou "Operante livre" também são possíveis. A ferramenta tem sido desenvolvida para ser multi plataforma; ela foi compilada no Windows (7, 8 e 10), no Crunchbang 11, no Ubuntu (13.10 e 14.10) e no Debian 8. Trata-se de uma ferramenta livre e gratuita (GPL3) escrita em Object Free Pascal (Lazarus 1.6.0, FPC 3.0.0).
DIY pupilo!
Monte um Pupil Dev.
desde 28 de Janeiro, 2014, como um membro da Comunidade Pupil.
Pupil Dev tem sido um hardware necessário ao meu projeto de doutorado.
Pupil Labs é uma empresa alemã por Moritz Kassner, William Patera e Andreas Bulling. A empresa oferece ferramentas de código aberto acessíveis para pesquisas sobre rastreamento dos olhos e visão egocêntrica (eye tracking and egocentric vision research). Eles são maravilhosos.
Música de cór
Cante uma música inspiradora.
Dezembro, 2013.
A presente versão foi inspirada nas versões de Ray Charles e The Carpenters. Ela foi produzida, gravada, mixada e masterizada no Estúdio Livre.
Picanço, C. R. F. (2013). Avaliação de simetria por comparação de treinos de emparelhamento ao modelo sucessivo (go/no-go) (Dissertação de mestrado). Universidade Federal do Pará, Belém, PA, Brasil. https://doi.org/10.13140/RG.2.1.1385.0082
Rock & Tambor.
Termine a bateria do album MPR.
lançado em 2013 by Iza, via Soundcloud.
Iza canta, toca e compõe desde os 14 anos. Além de musicista e letrista no projeto que recebe seu nome, é mãe e professora. Iza trata os músicos que a acompanham por meio de um apelido carinhoso: Iza e os Agregados. Dentre os agregados, estou eu, o baterista, desde 2012. Um fiel escudeiro, como ela costuma dizer.
O título do album faz uma analogia com o gênero conhecido por “Música Popular Brasileira”. Nós vivemos, de certa forma, na nação Roqueira.
Barros, R. S., Picanço, C. R. F., Costa, T. D., & Souza, C. B. A. (2013). Learning-set de reversões de discriminações simples em macaco-prego. Interação em psicologia, 16(1), 1–12. https://doi.org/10.5380/psi.v16i1.25197
de 2005 à 2013.
O laboratório da Escola Experimental de Primatas é um braço do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia sobre Comportamento, Cognição e Ensino (INCT-ECCE). A escola está localizada na Universidade Federal do Pará, Brasil. Seu objetivo é ensinar, principalmente a primatas não humanos, habilidades entendidas como pré-simbólicas ou parecidas com linguagem. A metáfora da "escola" tem sido utilizada em um ambiente de pesquisa básica para referir-se a um currículo de ensino individualizado, construído de tarefas simples para complexas, nesta ordem. O planejamento de pesquisa ocorre por meio de delineamentos com cada sujeito como o seu próprio controle. Ela depende de diferentes estratégias metodológicas para a construção de pré-requisitos. Os estudantes não são forçados a estudar. Eles recebem aulas apenas se assim escolhem fazer. Como consequência disso, os professores dependem de procedimentos meticulosamente programados baseados em apresentação de comida para dar a melhor experiência de aprendizagem aos seus estudantes. Assim, não são mantidos períodos extensos de privação e todos os alunos são bem alimentados duas vezes ao dia, com porções de frutas, ração, vegetais, suplementos e com livre acesso à água. Essas circunstâncias se aproximam de desafios da vida real, especialmente quando pessoas com desenvolvimento severamente atrasado são os estudates. Procedimentos automatizados e individualizados são os principais produtos desse ambiente de pesquisa básica. Para fazer isso acontecer, muito esforço foi realizado pela equipe no sentido de desenvolver soluções de hardware e software. É digno de nota eu ter sido capaz de cooperar com cientistas da computação, seja testando softwares, seja discutindo boas práticas e estratégias, e inclusive implementando as funcionalidades necessárias para o meu próprio trabalho. Tenho muito orgulho de ter ajudado outros a usufruir dos produtos do meu trabalho. Por fim, tenho muito orgulho de ter sido um professor da Escola Experimental de Primatas.
Para uma descrição mais detalhada do escopo desse tópico de pesquisa:
McIlvane, W. J., Dube, W. V., Serna, R. W., Lionello-DeNolf, K. M., Barros, R. S., & Galvão, O. F. (2011). Some Current Dimensions of Translational Behavior Analysis: From Laboratory Research to Intervention for Persons with Autism Spectrum Disorders. In E. A. Mayville & J. A. Mulick (Eds.) Behavioral foundations of effective autism treatment, (pp. 155–181). Cornwall-on-Hudson, NY: Sloan Publishing.
Cruz, I. R. N., Picanço, C. R. F., & Barros, R. S. (2012). Uso do procedimento de máscara para verificar relações de controle de estímulos em macacos-prego. Revista brasileira de análise do comportamento, 6(1), 55–66. https://doi.org/10.18542/rebac.v6i1.991
Picanço, C. R. F. (2010). Learning Set de Reversões de Discriminações Simples Combinadas com Macaco-prego: Explorando Procedimentos para a Formação de Classes (Trabalho de conclusão de curso.). Universidade Federal do Pará, Belém, PA, Brasil. https://doi.org/10.13140/RG.2.1.3351.0889
Dentro do código.
Comece a programar.
aprendendo desde 2009.
Como um aluno de psicologia, o meu primeiro programa foi uma macro de Excel em VBA. Ela formatava dados brutos e analisava os dados formatados. Em seguida, eu escrevi uma macro que gerava arquivos de configuração *.INI usados para rodar sessões experimentais em um programa chamado EAM, escrito por Drausio Capobianco com o Delphi 7. Escrevendo essas macros eu aprendi realmente o básico sobre sintaxe, semântica e lógica de programação.
Durante o meu mestrado, o desafio seguinte seria entender o código do programa EAM (< 2000 ln). O objetivo era escrever uma interface gráfica para gerar os arquivos de configuração do das sessões experimentais e automatizar algumas rotinas de laboratório. Com esse desafio eu aprendi sobre programação funcional, orientação ao objeto, algoritmos, gerenciamento de memória e mais sintaxe, semântica e lógica (e.g., Delphi, R).
Essa experiência me permitiu substancial autonomia como estudante de doutorado. Eu implementei novos experimentos, novos métodos de análise e montei um laboratório de rastreamento dos olhos. Também aprendi como trabalhar colaborativamente online, assim como aprendi sobre código aberto, ciência aberta, programas protótipos, visão computacional, cálculo, estatística e mais sintaxe, semântica e lógica (e.g., Git, Free Pascal e Python).
Nesse percurso, eu também aprendi o básico sobre Web Design (HTML5, jQuery/Javascript e CSS), o que me permitiu escrever este site usando o gerador Jekyll e o framework Bootstrap.
Entretanto, não sou um cientista da computação, é claro. Sou um cientista do comportamento com habilidades de programação.
Le Matin des Magiciens.
Conclua a bateria desse álbum completo.
lançado em 2009 por Malachai via Ná Figueredo.
Meu primeiro álbum completo como baterista.
Malachai alimentou esse álbum com a música produzida durante as décadas de 60 e 70, especialmente aquela feita no Brasil, nos Estados Unidos e na Inglaterra. Meio que misturando Os Mutantes com The Band e The Who, a banda foi uma experimentação auto dirigida, conhecida por suas jams ao vivo vestidas à caráter.
Não morrais vós antes de o album ouvirdes.
Por sinal, ‘Le Matin des Magiciens’, em francês, refere-se ao livro escrito por Louis Pauwels e Jacques Bergier em 1960, que inspirou o título do álbum. Há uma tradução do livro para o português com o mesmo nome.